barra de tarefas

sábado, 20 de agosto de 2011

Temos apóstolos hoje?


Temos apóstolos hoje?
Resposta sincera a uma pergunta sincera que me foi direcionada.
Pr Ladislau Rodrigues de Jesus 20/08/11
Discípulos (μαθητής) de Jesus= escolhidos e chamados por Jesus para serem aprendizes.
Apóstolos (απόστολος) de Jesus= escolhidos e chamados pessoalmente por Jesus para serem treinados especialmente e enviados, e servirem como depositários dos seus ensinos e colunas da igreja de Jesus.
Todo apóstolo é discípulo, mas nem todo discípulo foi ou será apóstolo. Apóstolos como os doze apóstolos que Jesus escolheu jamais ouve, há ou haverá, eles viram, falaram, tocaram e receberam ensinamento e autoridade diretos dos lábios de Jesus, e o viram após sua ressurreição. Agora nem todos que viram e tocaram em Jesus foram feitos apóstolos de Jesus. O apostolo Paulo foi o ultimo a ser chamado e escolhido para essa finalidade. Por que Matias escolhido por sorte pelos apóstolos foi contado com os doze, mas Jesus tinha outros planos, escolheu pessoalmente a Saulo de Tarso no caminho de damasco e colocou no lugar de Judas Iscariote. Esses homens doze apóstolos, juntamente com os doze patriarcas que deram o nome as tribos de Israel, emprestaram também os nomes ás colunas e portas da nova cidade santa, nova Jerusalém, a capital universal do reino vindouro de Deus. E se tornaram anciãos consultores do novo reino de Deus a ser inaugurado no final dos tempos em todo o universo, unindo céus e terra visível e invisível, porque tudo é Dele, e tudo foi criado por Ele e assim deve ser, e será, para todo sempre amém.
Tinha um sólido e altaneiro muro com doze portais e doze anjos junto aos portais. Nessas portas adornadas, estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. Assim, havia três portas ao oriente, três ao norte, três ao sul e três ao ocidente. O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam gravados os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. . Apocalipse 21.12-14
Dá pra notar a diferença?
O que nos temos hoje são ministros apostólicos, que ensinam sobre os fundamentos já colocados pelos apóstolos originais de Jesus. Apóstolos (substantivo) só existem doze. Como disse o maior estudioso da bíblia nesses últimos tempos, John stott “Há uma diferença fundamental entre aqueles primeiros apóstolos e qualquer mensageiro do evangelho que os tem sucedido”. Apóstolo (adjetivo) todos nós somos. Se a palavra apóstolo (απόστολος) significa “enviado” nesse sentido todos somos; ide por todo mundo, eis que vos envio (apóstolo) como ovelha a meio a lobos, enfim todos somos chamados, escolhidos e enviados. Os doze que Jesus enviou, em Mateus 10 (dez), fizeram os mesmos Sinai que os setenta (70) de Lucas 10 (dez), mas esses últimos não receberam “titulo” de apóstolos. No sentido geral da palavra todos somos apóstolos. Se for nesse sentido que muitas vezes usamos essa palavra, é valido e saudável.  Mas se for ao sentido de “titulo” sinto lhe avisar que as vagas foram preenchidas a dois mil anos.
Volto a citar John stott, “Se houvesse hoje pessoas com a mesma autoridade dos primeiros apóstolos, deveríamos agregar seus ensinamentos ao novo testamento, e toda a igreja estaria comprometida a aceita-los e obedecer a eles. Entretanto, ninguém tem autoridade comparável á dos doze e Paulo. Devemos distinguir entre os apóstolos da igreja, dos quais existem muitos ao redor do mundo hoje, e aqueles apóstolos de Cristo”. O que precisa não é trocar de títulos e sim a motivação do nosso coração.
Pr Ladislau Rodrigues de jesus


12 comentários:

  1. A unção verdadeira vem do alto. Ela é que determina sua legitimidade, os frutos, e as confirmações testificarão dela(unção). De nada adianta a auto nomeação, se não houver a confirmação do pai que nos enviou e capacitou para sua obra!A paz querido irmão em cristo Jesus

    ResponderExcluir
  2. Unção (autoridade) vocação isso com certeza vem do alto meu amigo Eli toda a autoridade vem de Deus até mesmo as autoridades seculares vem de Deus, mas para apostolo como foi no para os 12 apóstolos nunca mais, eles são o fundamento, e o que temos hoje são "ministros apostólicos", não temos um 13°,14°, 15° apostolo, foi encerrado com o ap Paulo é isso que muitos estão querendo hoje, assim como Constantino foi considerado 13° apostolo isso é impossível abrs e muito obrigado por seu comentario

    ResponderExcluir
  3. Quando li o título já até pensei em responder que "sim, há apóstolos hoje". Mas depois quando vi a expressão "ministro apostólico" aí mudei de ideia. Porque não há como negar que homens como Carey, Wesley, Billy Graham, David Wilkerson e muitos outros são mesmo apóstolos, embora não produzam escritura. São cumpridores do IDE e portanto, enviados ao mundo. Nesse sentido, existem apóstolos sim.
    Obviamente excluo esses "novos apóstolos", auto-nomeados, que usam o título sem terem as prerrogativas, apenas para serem maiores que os demais.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por seu comentário meu amigo George, o que muitos estão querendo é o titulo de apostolo, por causa do status, reservados somente para os 12 que viram o Cristo ressurreto pessoalmente, o próprio ap Paulo tinha dificuldade em ser aceito como apostolo por não ter convivido com os demais apóstolos, em varias cartas ele teve que defender isso com unhas e dentes e olha que ele viu o Senhor.

    ResponderExcluir
  5. Queremos agradecer ao Senhor pela tua vida, pois ainda há um remanescente que não se prostraram diante de títulos eclesiásticos. cremos que é uma leitura profunda e anseio de nossa alma.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por mais belo texto aqui no seu maravilhoso blog. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela oração que tens feito pela minha vida no seu comentário meu amigo Servo adorador abrs obrigado pelo seu incentivo e carinho.

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo PC sempre é uma alegria ter sua presença em meu blog, muito obrigado abrs

    ResponderExcluir
  9. A existência de uma apostolado de fundamentos ( os apóstolos do Cordeiro) e a existência de uma apostolado de trabalhar em cima destes fundamentos ( os apóstolos da igreja) estão cordialmente embasados na palavra.

    Por tanto temos apóstolos hoje, com poder e autoridade de enviados do Mestre.

    Porém este dom ministerial tem se tornado mais uma cadeira eclesiástica do que realmente ministério.

    Palavra de um apóstolo que tem visto o corpo padecer por causa de inúmeros falsos apóstolos.

    www.espiritodosenhor.com

    ResponderExcluir
  10. Passando pra deixar um abraço ao amigo...
    Dos temas esse é dos bons...
    Títulos não leva pro céu e nem ganha almas pra Jesus..
    Como vc disse :Motivação do coração..
    seumabencao.com

    ResponderExcluir
  11. Outro abraço querida amiga títulos nem de capitalização serve pra alguma coisa, vamos ganhar almas pra Jesus isso é o que importa

    ResponderExcluir
  12. Concordo. Escrevi um artigo sobre dons ministeriais e a cultura pastoral do Brasil. http://www.gabrielfelix.com

    ResponderExcluir