barra de tarefas

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Adoração em Jó


Adoração em Jó
Pr Ladislau Rodrigues de Jesus 25/08/11
Hoje todo mundo fala com o peito estufado sobre adoração, mas quando chegamos à verdadeira adoração? Quais são os caminhos pra verdadeira adoração de verdade? O que é adoração? Adoração; ato de adorar, prestar culto, reverência veneração, amor excessivo. Como tudo isso cabe num culto. Culto pra mim não é aquele momento que nos reunimos pra cantar, bater palmas e dançar, balada gospel, pois esses momentos imperam pra mim quase sempre um espírito que Jesus lutou muito contar; hipocrisia. Onde todas as máscaras são tiradas das gavetas e utilizadas num verdadeiro culto ao “Eu”.  Hipocrisia; ato de vestir a mascara”. “Adoração; ato de tirar as máscaras”. Eu, primeira pessoa singular, individualidade metafísica da pessoa; isto é sempre presto culto a mim mesmo que é chamado de culto ao ego, ou egolatria, uma idolatria do ego. Quando então começa um verdadeiro culto? Quando o ego morre completamente, pois não devemos servir (adorar) a dois senhores, ao me dedicar a um vou com certeza irritar o outro. É por isso que muitos de nós saímos irritados de algum culto onde meu desejo não é satisfeito. Quem é o senhor naquela hora? Sabe quem? É retórica, não responda. Quando Abraão e muitos outros patriarcas foram confrontados por Deus e sua palavra era exatamente isso que estava acontecendo, o “Eu” estava tomando o lugar de Deus. Ouve e haverá sempre necessidade de corrigir a rota quando isso começa acontecer, sem isso o culto que é nossa vida perde totalmente o sentido. Qual o trecho do livro poético de Jó nos revela a distancia do rito (liturgia) do culto, do verdadeiro culto?
 Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram”. Jó 42.5 nvi
Jó fazia o que tinha aprendido a fazer, e fazia muito bem que até mesmo Deus o elogiou para satanás, todo ritual de purificação dos filhos, a bondade ritual cerimonial, até nossa suposta bondade ganha uma perspectiva nova num real encontro co Deus. Nosso culto ganha realmente vida, pois o motivo do culto está presente; Deus. O que estava faltando no culto de Jó? Ele fazia um ritual que tinha recebido, a um Deus que tinha ouvido falar. Estava faltando originalidade no culto de Jó. Por ser um homem honesto Deus tratou de intervir em um aparente culto e lhe ensinar na integra (in loco) a verdadeira adoração. Há muitos adoradores honestamente enganados. É preciso coragem pra sair do status quo, requer desprezo pelas coisas, pra receber o criador das coisas. O lugar da verdadeira adoração é em Deus, no conhecer e prosseguir em conhecer a Deus que se deixa revelar para aqueles que o buscar de todo coração. Por isso tudo que conheço de técnicas de adoração tem que morrer não adorar a Deus por ter prosperidade, nem pela beleza e quantidade de filhos, nem pelo um bom casamento, pelo status social, todo esse tipo de adoração a Deus tem que morrer para que um verdadeiro culto nasça um verdadeiro culto nasce do sacrifício no altar de tudo que ganhamos de Deus até que sobre só eu Deus, então passo amar a Deus pelo que Ele é; e não pelo que Ele pode dar. A grandeza de Deus é revelada ao meu coração, o temor é derramado em minhas entranhas como adrenalina no sangue, então caio de joelhos. A resposta a revelação pessoal de Deus a nós, causa conflito e temor, veja a resposta de Jó;
“Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza”.
Jó 42.6
Jó perdeu tudo o que tinha pra ganhar Aquele que adorava e achava que tinha. Aprender ritos, liturgia de adoração não significa que nos tornamos adorador, só posso adorar aquilo que verdadeiramente conheço. Veja o que Jesus diz a respeito do que adora por pratica ou profissão;
“Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. “Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens”. Mateus 15.8,9  
Quantas coisas a igreja moderna ensinou o povo a adorar, e fazer pra “como dizem atrair o olhar de Deus”. Só tem uma coisa que atrai a atenção de Deus.  “Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás”. Salmos 51.17
O maior problema é que muitas vezes o que temos amarra o nosso coração em um mundo palpável, é preciso uma cirurgia radical da parte de Deus, perdemos tudo; não.....não, é o “devorador” como dizem; é Deus o grande cirurgião do universo extraindo coisas de nosso ser pra nos libertar, é como amputar uma perna não serve mais, temos que reaprender tudo de novo, dessa vez agora, certo. O que vamos ter que “perder” para reconhecer a soberania e o amor imutável de Deus, e o que Ele nos dá são para o nosso sustento e não para tomar o lugar de Dele em nossas vidas.
Pr Ladislau Rodrigues de Jesus 

8 comentários:

  1. Muito bom seu texto, mano! Parabéns!

    Sem dúvida que as igrejas evangélicas estão precisando rever os seus conceitos de "culto" e de "adoração".

    Por outro lado, percebo que as maneiras pelas quais escolhemos para prestar a nossa devoção ao Eterno nem sempre alcançarão o ideal de adoração. E olha que ainda assim Deus se agrada como se agradou de cultos que, na época das Escrituras hebraicas, envolviam sacrifícios de animais.

    É interessante que, mesmo a substituição dos sacrifícios antigos pelas orações e louvores, ainda assim estamos distantes. Por outro lado, mesmo o auto-sacrifício, como os cristãos fizeram por séculos em monastérios do catolicismo, privando-se de sexo, alimentos, de horas de sono e tudo quanto fosse forma de prazer, buscando imitar os mártires do passado e o sofrimento de personagens bíblicos, também não agradaram a Deus. E aí Paulo nos fala algo bem interessante:

    "Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará". (1Co 13.1-3; ARA)

    Acredito que é debaixo da graça que se cria o verdadeiro amor que agrada a Deus. E Jó aprendeu isto com o seu sofrimento imerecido. Pois, sendo ele homem justo e temente a Deus, não deveria ter sofrido caso o Eterno desse suas bênçãos e castigos por merecimento de conduta.

    Assim, Jó serve pra mim como um rompimento com o legalismo e mostra uma adoração que se realiza debaixo da graça.

    Parabéns aí pelas reflexões! Pois precisamos mudar a visão restrita do povo evangélico.

    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu mano Rodrigo pela sua visita e considerações, pra mim meu amigo tudo o que se baseia em esforço humano é religião que não soma nada a nossa espiritualidade só fardo e prisões, recitar palavras como mantras tanto cantada como pregada sem um encontro real com Deus através de sua palavra-Jesus, só me trás um certo conhecimento horizontal e mexe com minhas emoções, só isso. Mas o encontro na sala do trono só eu perante o eterno onde verdadeiramente, a minha profunda miséria é revelada e uma total e absoluta dependência de Deus se faz necessária. Na absoluta regência do Espirito Santo nos tornamos instrumentos afinadíssimos de louvor e adoração. abrs querido

    ResponderExcluir
  3. "MUITO BOM, PASTOR LADISLAU....!!!!!! GOSTEI DA MENSAGEM! E QUERO LHE DIZER UMA PALAVRINHA: ESSA SUA MENSAGEM VEM AO ENCONTRO COM O QUE GOSTARIA MUITO DE FALAR E AGORA ACHO A PORTA PARA PASSAR.....VEJA.:
    - SOU FORMADO EM "TEOLOGIA" - POR ISSO TENHO O TÍTULO DE PASTOR! E SOU FORMADO EM BACHAREL EM TEOLOGIA! SÓ QUE, MUITOS, PEGAM UM, APENAS UM VERSÍCULO EM SEPARADO DE UM CAPÍTULO DE UMA GRANDE PESSOA COMO PAULO, POR EXEMPLO, E, EXPÕE SUAS IDÉIAS MIRABOLANTES E, ATACA A, "LEI" E TUDO O QUE ESTIVER NO ANTIGO TESTAMENTO - NÃO PRESTA...!!!! SÓ QUE NÃO É ASSIM!!! COMO O IRMÃO PASTOR: ENRIQUECÊ-NOS COM SUA MARAVILHOSA POSTAGEM DE ADORAÇÃO AO ETERNO...!!!! ENTÃO, PARA ESSA PESSOA ESSA PASSAGEM NÃO PRESTA? E SE NÃO PRESTA A ADORAÇÃO É EM VÃO? CLARO QUE NÃO!!!! QUANDO LEVANTO O NOME DO ETERNO NO ANTIGO TESTAMENTO - TORAH - É UMA COISA BOA....!!!! ERA ISSO QUE QUERIA FALAR IRMÃO! VAMOS APOIAR A PALAVRA DO ETERNO! NADA DE COMBATER O ANTIGO TESTAMENTO!!!!! POIS A ADORAÇÃO É DELE E TODO O RESTO.......COMO DIZIA PAULO: "O VELHO TESTAMENTO (ANTIGA ALIANÇA) SERVE O NOVO TESTAMENTO (NOVA ALIANÇA) ROMANOS 9,1-33!" EIS QUE PONHO EM SIÃO UMA PEDRA DE TROPEÇO E UMA ROCHA QUE FAZ CAIR; E AQUELE QUE NELA CONFIA JAMAIS SERÁ ENVERGONHADO!!!! (DUAS PEDRAS! UMA É PEQUENA E FAZ CAIR! OUTRA É UMA ROCHA QUE TAMBÉM PODE FAZER CAIR! MAS, QUEM NELA CONFIAR NÃO CAIRÁ JAMAIS - E EU CONFIO E CONFESSO SEU NOME SANTO - YAHUSHÚA!). ANSELMO ESTEVAN. EM DEFESA DA TANAKH - O ANTIGO TESTAMENTO - SERVE O B'RIT HADASHAH - O NOVO TESTAMENTO.! ANSELMO ESTEVAN".

    ResponderExcluir
  4. Não pode de forma nenhuma haver desprezo ao velho testamento pois sem ele não haveria o novo testamento é como que desprezássemos Adão e Eva por ele ter caído, se pudéssemos voltar no tempo alguns matariam Adão e Eva,por ignorância, mas se assim procedêssemos mataríamos também a semente-Jesus. O novo testamento é o cumprimento do velho, portanto se o desprezarmos, também desprezaríamos pessoas maravilhosas como Abraão, Isaque, Israel, Moisés etc. Eu particularmente adoro estudar o VT, é obvio não precisamos virar Judeu pra isso, e nem aplicarmos cultura judaica em nossas igrejas para mostrarmos que amamos o Eterno, o que nos faria se tornar como os fariseus modernos defendendo a letra mas se esquecendo da Palavra-Jesus que é a maior perfeita e unica absoluta revelação do eterno aos homens, o VT faz parte dessa revelação por isso despreza-lo seria como tentar correr sem pernas. A revelação do eterno aos homens começou no Éden e terminou na cruz, a cruz é o link entre VT e NT obrigado pela sua ilustre visita Anselmo abrs

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, seus textos são de um grande valor para os que buscam nas palavras o sentido espiritual para tantas coisas em nossas vidas. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. PC abrs meu amigo, se verdadeiramente estou alcançando 1milésimo do vc está dizendo, me sinto feliz, mas há muito trabalho a ser feito ainda, mas com pessoas como vc incentivando ganho força pra continuar no árduo trabalho de ajudar a conscientizar o meu povo brasileiro pelo menos
    das verdades que tenho conhecimento uma boa semana

    ResponderExcluir
  7. Shalom!! Amigo e irmão em Jesus Cristo!!!
    Sempre acompanho seus textos que são preciosos para o conhecimento da Palavra de Deus. O que me chamou a atenção desse texto foi:

    "é Deus o grande cirurgião do universo extraindo coisas de nosso ser pra nos libertar"

    Sem dúvidas, a Palavra de Deus é que nos apura de todo o mal. O conhecimento da Palavra de Deus, nos revela vida e vida em abundância...
    Que o teu coração se transborda da Paz de Cristo e que vem revelar de Deus àqueles que necessitam da Palavra de Dele.
    Um grande abraço...
    Visite o meu blog ok!
    seumabencao.com

    ResponderExcluir
  8. Minha querida pra Claudia obrigado pela sua ilustre visita que te vá tudo bem; que são nossas lutas senão uma cirurgia do eterno tirando o desnecessário pra podermos caminhar com liberdade ao longo do caminho vamos acumulando em nossas vidas coisas desnecessárias pra viver, e isso vai nos fazendo criar raízes nesse mundo, então o eterno Deus vai nos desarraigando desse mundo pois nossa morada não é aqui somos peregrinos nesse mundo abrs

    ResponderExcluir