barra de tarefas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Evangelho não mente

Evangelho não mente
                                                Pr Ladislau Rodrigues de Jesus 27/01/11
Nefilim, do hebraico נְפִלנ ְפִיל nefilím, que significa desertores, caídos, derrubados, Tiranos, mas tal termo é uma variação do termo נָפַל. Deriva da forma causativa do verbo nafál ou nefal (derrubar; cortar). Traz uma idéia de dividido, falho, queda, perdido, mentiroso, desertor. Literalmente os que fazem os outros cair ou mentir. No Dicionário de Strong são chamados de tiranos. Em Aramaico Nephila designa a constelação de Orion, que entre os hebreus era o anjo Shemhazai (Semyaza, Samyaza, Semyaze), conforme relatado no Livro de Enoque.  Na Bíblia esta palavra refere-se aos filhos de Elohim, os valentes e heróis da antigüidade como relata o Livro do Gênesis 6:4. (Que para muitos de nós são o que conhecemos como gigantes filhos de anjos e mulheres humanas) Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nefilim     
“sobre esse assunto falarei mais tarde”
O que me fez retornar a esse assunto, que foi muito abordado em muitos anos de escola bíblica em meu ministério nas classes de estudos bíblico, tenho um particular interesse por esse assunto desde a minha infância. Não tinha me encontrado com Jesus, ainda, pois me encontrei com ELE com quinze anos de idade. Em minha infância remota com aproximadamente cinco anos de idade, eu me deitava no meu quintal sobre uma cama que minha mãe colocava no sol pra espantar os percevejos e pulgas, ficava ali horas inteiras observando os céus contando as nuvens, e vendo com que elas se pareciam, formando coelhos, galinhas, cabras, figuras muito ligadas a minha vida rural. Não tinha formação religiosa nenhuma ainda, senão veria anjos, jesuses e outros ícones religiosos. O que me fazia diferente de outros que com certeza faziam o mesmo; eram as indagações de minha mente. Com aquela idade me perguntava quem estava alem das nuvens? Ou de onde viemos? Se sempre pertencemos a terra?  Na idade de ir pra escola como todo menino não queria ir, meu pai tinha um trabalhão pra me fazer ficar na classe. Depois de algumas semanas, pronto, descobri um mundo novo, “conhecimento”. Entrei em contato com um livro que foi muito importante pra aprender a questionar, minha mente ficou aguda, sem nenhum medo de indagações “eram deuses os astronautas?” http://pt.wikipedia.org/wiki/Erich_von_D%C3%A4niken
Se quiser entrar em contato com o livro tem sites que você pode baixar de graça, mas um aviso; religiosos imaturos não leiam; porque ou você fica confuso ou se converte a idéia do suíço Erich von Däniken. Mais a diante entrei em contato com a televisão, veio então jornadas nas estrelas, não perdia um episodio ficava fascinado pela serie de ficção cientifica criada pelo americano, Eugene Wesley "Gene" Roddenberry. Quando me encontrei com o Senhor Jesus, não encontrei todas as respostas que minha mente fazia, mas encontrei paz e libertação, então tudo dentro de mim se acalmou e me aprofundei nas escrituras, e tive um encontro fatal com a Palavra viva Jesus, pois ali eu morri e renasci isso muda tudo. Porque vem de encontro à verdadeira necessidade humana; voltar a sua fonte de origem, depois da queda a nossa mente originou todas essas e outras perguntas e muitas outras.  Responder todas as nossas perguntas não nos dá segurança, porque a mente humana nunca vai parar de questionar, pois se encontramos Deus, a razão pergunta. Quem é Ele? De onde veio? Tem carne assim como eu? Isso com relação a Deus são um sintoma de nossa queda e morte em Adão. Com sede não perguntamos de que a água é feita só bebemos e matamos nossa sede. Por isso Perdemos então a chance de desfrutar da presença de Deus, com perguntas assim como o apostolo Pedro em  atos 1:6-11 e O senhor Jesus lhe acalmou dizendo, tem coisas que só a Deus pertence saber. Por isso que sem fé é impossível agradar-lo. Bom daí você diz como você faz com as perguntas? Continuo a perguntar, mas não perco um minuto de sono com minhas duvidas, pois perguntas suscitam duvidas, e crente tem um grande problema com isso, porque não faz a diferença entre duvidas e incredulidade. Duvidas são por motivo de perguntar e almejar respostas, campo lógico, e saudável. Incredulidade é uma decisão de não crer mesmo com evidencias tão poderosas. Romanos 1:18-32. Sobre o que creio? Nada muda, pois minha mente foi colocada no seu devido lugar, uma ferramenta poderosíssima pra procurar respostas aqui nesse universo, mas que não sabe absolutamente nada sobre Deus, e não pode aprender, pois é um poderoso computador lógico que pode ser usado pelo meu ser, para arquivar tudo, mesmo aquilo que não posso compreender ainda. Romanos 12:1-3 Assim como o nosso computador não faz perguntas concernentes a discernimento, ele só pode dizer que 2+2=4, mas não sabe por que, pois é simplesmente uma ferramenta. Foi projetado pra isso, e inserido dados, e através deles responder ao que foi programado pra responder.  Na nossa queda o nosso discernimento que é um atributo do espírito, foi avariado, confuso perdeu o mestre, espírito que a é única parte do homem que consegue receber a comunhão com o criador e entender essa comunhão, pois foi morto na queda, “separado de seu criador e programador” o espírito passou a ser discípulo da mente caída e adoecida, que tem sua missão trazer prazer para o corpo.  Nascer de novo e ser discípulo de Jesus são os slogans do evangelho, Jesus dizia, deixe os mortos enterrar os mortos. Por isso o homem até hoje tendo dificuldades de unir mente e espírito. Como fazer a lógica carregar o impossível?  Como fazer a mente acreditar que um corpo pode andar sobre o liquido como fez Jesus sobre o mar da galiléia? Como crer na ressurreição de corpos que biologicamente estão mortos, e corrompidos pela terra? Como a mente consegue conciliar indagações como essas? Impossível? É obvio que é, porque ela não é uma boa mentora. Por isso nas nossas faculdades e escolas temos tanta resistência à espiritualidade verdadeira, ou a simples Idéia de Deus. ELE não se conhece pela lógica, ela fica confusa ao entrar em contato com o transcendente que foge aos nossos cálculos. A mente o que fazer com ela? Como já disse acima deve ser colocada no seu lugar, e usada como deve ser e não transformá-la em um deus, idolatrando assim o ego vindo a ser membro de uma velha religião egocentrismo, e praticar sua doutrina egoísmo, fazendo a coisa mais insensata do mundo seguir uma ferramenta em vez de usá-la. É como o caboclo que tenta seguir sua enxada e a chamando de meu guia e montar uma nova religião, Igreja enxada guia, creia nela e todas as gramas serão vencidas. Percebeu a loucura? E ela cria fortalezas a fim de continuar na liderança,como se fosse vírus para a fé, boicotando tudo que vem sem lógica, como a morte da cruz, salvação, graça ... e por ai vai, mas podemos ser mais que vencedores. II coríntios 10:3-5
3 Porquanto, embora vivendo como seres humanos, não lutamos segundo os padrões deste mundo.
4 Pois as armas da nossa guerra não são terrenas, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas!
5 Destruímos vãs filosofias e a arrogância que tentam levar as pessoas para longe do conhecimento de Deus, e dominamos todo o pensamento carnal, para torná-lo obediente a Cristo.
6 E estaremos preparados para repreender qualquer atitude rebelde, assim que alcançardes a perfeita obediência.
Como disse John Stott crer também é pensar. Faça bom usa dessa ferramenta maravilhosa-mente incomparável.
PR Ladislau Rodrigues de Jesus

11 comentários:

  1. Excelente texto discorrendo a respeito da mente humana que também foi comprometida pela entrada do pecado da desobediência; mas através de Jesus Cristo ela poderá ser restaurada para que possamos ter comunhão e novamente nutrirmos indimidade espiritual com o nosso Deus que nos criou!
    Sonia Costa

    ResponderExcluir
  2. paz
    já ouvi uma vez, que sempre um doido reconhece o outro ( sem ofensa)rsrsrsr
    vi que temos muita coisa em comum, além de servir ao Senhor Jesus Cristo.

    Deus abençoe grandemente !
    marcelo

    ResponderExcluir
  3. hahahah é verdade Marcelo, tenho visto seu blog e vejo que há muitos pontos em comum, isso prova que a voz do Espírito é comum em nossos ministério abrs querido amigo.

    ResponderExcluir
  4. Sonia obrigado pelas suas considerações é muito importante pra mim, é a mente é uma ferramenta importante no seu devido lugar abrs

    ResponderExcluir
  5. Pastor suas mensagens como sempre são de uma preciosidade imensa. Lá no blog tem um selo para o senhor e seu blog.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa e pertinente a sua reflexão meu irmão.Intimidade esta claramente ligada ao conhecimento e ao contrário de nos esquivarmos daquilo que nos intriga devemos mesmo ser levados a leitura, a pesquisa e segundo a orientação do Espírito Santo a conclusões que nos façam crescer cada dia mais.
    paz!

    ResponderExcluir
  7. È meu amigo Anselmo sem essa intimidade não há revelação, e tudo se torna mais complicado pois entro no caminho da lógica onde tudo requer uma explicação, e pela fé nem tudo tem explicação pois de outra forma não se chamaria fé aquilo que vejo deixa de ser fé, pois a fé perde o sentido ser quando eu peço algo que já tenho e vejo, por isso nem tudo será explicado. abrs obrigado pela atenção e tempo dedicado a leitura desse texto.

    ResponderExcluir
  8. Pr. Ladislau seu texto é ótimo, me fez lembrar que hoje li uma carta de um pastor para uma pessoa, que estava confusa,em relação a existência de Deus. Pois andou lendo coisas que o estava fazendo desacreditar em tudo que ele passou anos crendo, e uma delas era se Deus existia mesmo. E o tal pastor, que não digo o nome nem com a guarda formada rss, disse que não, que Deus não existe, como ele exite?? quem o criou?? aí entrei lá e disse como ele poderia dizer aquilo, disse que ele não passava de um néscio, pois Salmos 14:1, Diz o insensato no seu coração: Não há Deus.
    Disse que era por fé que cremos que ele existe, pois sem fé é impossível agrada-lo e é necessário que todo aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe. Como o senhor disse é por fé, nem tudo tem explicação. Gostei muito do texto Pr. Ladislau. Paz!

    ResponderExcluir
  9. minha irmã Rô é muito importante que não venhamos ter um Deus intelectualizado, pois esse tipo de Deus não resiste a argumentos, mas o Deus que se encontra pela fé ninguém rouba, pois é um Deus que começou com uma grande obra de dentro pra fora e esse Deus não precisa ser provado pra ninguém, quando começamos quer provar para os outros que Deus existe eu já cai da graça, as pessoas tem que olhar em mim e ver Deus isso ninguém consegue resistir pois não sou eu que estou convencendo é Deus através de mim abrs obrigado por seu comentário isso nos ajuda a aprimorar nosso discernimento.

    ResponderExcluir
  10. Sim, provamos por fé, é pela fé, a própria Bíblia diz que temos que crê que Ele existe. Gosto muito dos seus texto Pastor Ladislau. Benção pura. paz!

    ResponderExcluir