barra de tarefas

sábado, 25 de dezembro de 2010

Porque não me envolvo em discussões teológicas.



Porque não me envolvo em discussões teológicas.
Muitas pessoas de todos os lugares têm tentado me envolver em discussões teológicas de todos os tipos, fujo disso com tanta velocidade que ganho poderes quase super humano, me dá urticaria, me incomoda e me deixa desconfortável o debate teológico. Porque pra mim é mais importante um debate científico, filosófico, psicológico ou de qualquer ciência humana, produz mais efeito pratico que uma discussão teológica, pois são debates de suposições, e no campo do achismo. Apesar de achar que o homem deve conhecer tudo que lhe chegue às mãos, ler não somente a bíblia, mas procurar ter um amplo conhecimento do mundo que o cerca, ter um cosmo visão apurada. Pra seu conhecimento, pra ensinar a outros. Ser obreiro aprovado e que discirna bem sua época, mas daí achar que podemos ter um conhecimento absoluto de Deus e de seus atos já é insanidade.  A pergunta é o que sabemos sobre Deus? Deus não é pra ser estudado, pois esta no campo da fé e do verdadeiro sobrenatural, pois Ele se revela e se deixa encontrar, se o buscarmos de todo coração. No livro de Genesis não vemos Deus se apresentado, o vemos em ação e soberano sem nenhuma explicação, de onde é, o que compõe seu ser, que fisionomia tem, Ele simplesmente é. Os céus proclamam a gloria de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos, um dia faz declaração há outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Jó disse antes eu te conhecia só de ouvir falar, hoje os meus olhos te vêem.
Paulo apostolo em romanos 11:33-36  em sua doxologia
33 Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus!
Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!
34 “Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?”
35 “Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense?”
36 Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas.
A ele seja a glória para sempre! Amém.

Paulo novamente em uma carta pastoral  l Timóteo 1:3-7
3 Partindo eu para a Macedônia, roguei-lhe que permanecesse em Éfeso para ordenar a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas,
 4 e que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam
controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé.
5 O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.
 6 Alguns se desviaram dessas coisas,voltando-se para discussões inúteis,
 7 querendo ser mestres da lei, quando não compreendem nem o que dizem nem as coisas acerca das quais fazem afirmações tão categóricas.

Jó Entrou numa verdadeira enrascada quando tentou escurecer o conselho de Deus Jó 38:1
1 Então o SENHOR respondeu a Jó do meio da tempestade e disse:
 2 “Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem conhecimento?
3 Prepare-se como simples homem; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá.
4 “Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto.
5 Quem marcou os limites das suas dimensões? Talvez você saiba! E quem estendeu sobre ela a linha de medir?
6 E os seus fundamentos, sobre o que foram postos? E quem colocou sua pedra de esquina,
7 enquanto as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam?

Porque não me meto em discussões teológicas? Precisa responder depois que a Palavra respondeu por mim? Nas discussões teológicas nascem às piores heresias, por parte de quem ouve e não discerne, ou interpreta errado, por isso pregar o evangelho é mais saudável e gera vida. Jesus é a imagem adaptada de Deus, Configurada para minha compreensão humana e necessária. Porque Deus em sua plena revelação é demais para os meus sentidos limitados, se olharmos para o que os evangelhos revelam de Jesus eu estou olhando para a própria revelação de Deus, é a revelação que eu posso compreender. Tentar compreender Deus sem Jesus é como olhar pro sol e tentar ver sua superfície. Por isso discussões teológicas são como dois cegos tentando discutir a luz, dois surdos tentando discutir o som, dois mudos tentando expressar com palavras as obras de Homero, é como paralisados das pernas tentarem correr uma maratona, Um analfabeto tentar explicar as leis da gramática. Enfim é totalmente inútil. Ofereci aulas teológicas em meu ministério durante muitos anos, hoje prego o evangelho, não produzo mais sermões e sim mensagens, respeito a todos que ainda não chegou á essa compreensão, mas minha oração é que tenhamos mais discípulos que seguidores, mais amantes do evangelho do que das escrituras (teólogos) menos Indiana Jones gospel (que gosta de perscrutar segredos não revelados) homens com mais intimidade com Deus do que perguntas. Muitas vezes me senti como meninos brincando num play grounds correndo atrás de um gira-gira, posso lhes afirmar uma coisa, só causa náuseas e atordoamento, pra criança isso é divertido, para um adulto já nem tanto, assim vejo a discussão teológica; improdutiva. Outra coisa que tem o mesmo grau para mim é discutir os atos de Deus, se não podemos compreender Deus, muito menos seus atos, é como uma formiga tentando entender porque o elefante age como age. Ou doutrina, como predestinação, ou curiosidades mórbidas como, será que o diabo pode se arrepender? Porque Eva comeu do fruto? Se o capitulo seis de Genesis anjos dormiu com mulheres? Com quem Caim se casou? Em Piracicaba uma igreja estava orando pra Deus salvar o diabo, veja aonde chega o tamanho da insensatez do ser que quer compreender tudo sobre Deus, coisa que nesse momento estamos desprovidos, e creio que mesmo na presença de Deus vamos passar uma eternidade toda abobados, pela imensurável beleza e amor de Deus. Se envolva com a gloria de Deus, e não perca tempo tentando fazer dissecação Dele, Deus não se presta a esse papel, e não vai jamais se submeter a bisturi de ninguém, quem esta em estudo aqui somos nós, não compreendemos nem nossa maneira de agir quanto mais a de Deus.
Pr Ladislau Rodrigues de Jesus

20 comentários:

  1. MUITO BOM!!!!!!!!!!!!!! JESUS CRISTO CONTINUE LHE USANDO E ABENCOANDO SEMPRE AMADO!
    GOSTEI MUITO E ASSIM QUE DEVEMOS SER!
    ABRCS Antonia Regina serva do Deus Altissimo.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Pastor amado,é muita perda de tempo e egolatria,sigamos na simplicidade eficaz do Evangelho.E a Deus seja a Glória.
    Shalom

    ResponderExcluir
  3. Todos os comentarios são lidos e depois publicado se as pessoas que leu perceber que seus comentarios não foi publicado por favor entendam que pode ser que seu comentario não tenha chegado até mim, nesse caso peço por favor postem de novo o comentario, obrigado pela compreensão

    ResponderExcluir
  4. a nossa imcompreesão de Deus não rouba nem um pouquinho a sua gloria, antes a exauta, não deixo de ama-lo nem um pouquinho por não ter possibilidade de o compreender, em absoluto o amo cada vez mais, gostamos de um Deus que seja explicavem, assim como foi a tentativa desde o principio tentando gerar um Deus parecido conosco dando a ele atributos humanos como zeus, hercules, diana por ex. Assim tambem não é diferente no cristianismo. O que podemos compreender de Deus foi revelado em Jesus e isso basta.

    ResponderExcluir
  5. Após eu ter lido até ao fim, esse artigo, meu prezado irmão, direi que como nem sou profeta, ministro, pastor, ou coisa alguma além de haver Deus chamado a mim para lecionar nas minhas épocas de EBD. Ante, ao que dizes, fizera-me desejar agora vir a ser "teólogo", mas por quê? Passei aqui a olhar os tais como filhos de Deus, que os adota como sendo deles o Pai. Quem é pai não corta nem braço nem perna do filho qual o tenha chutado, ou pôs-lhe o dedo no olho, pior mordera o seu dedão. Deus autoriza desafios, e abre a nós que possamos desafiá-lo, Se eu antes não fizera, agora pelo que li, penso fazê-lo. O Pai não se limita...
    Não fique triste, ainda te gosto como irmão amado no Senhor. Porém em si é isso que hoje mostrara me.

    ResponderExcluir
  6. A nossa compreensão a cerca de Deus, não O diminui. Ampliar nosso conhecer a cerca dEle, e é ordenança bíblica (Os 6.3), seja cá o comodismo ou seja a displicência, ambas só sinalizam a falta de força (Mt 11.12), mas o que alimenta tal fraqueza nos é revelado em Provérbios 1.7, e 22. Das coisas que aborrecem a Deus o TEOLOGIZAR não se fez ai incluir, Ele vê aos que desenham-nO em seus rabiscos imprecisos, sabe porém que tais homens em seus bamboleantes passos tipo de crianças nesse mundo, todos estão a embevecê-lO igual diz Provérbios 8.30-36. Se há algo que aborrece ao Eterno, certo é que não inclui nem a teologia, ou mesmo os teólogos. Poderia querer dizer amém a tudo , contrariando a sinceridade, amizade e lealdade, o amigo que é amigo, irá sim confrontar os fatos.

    ResponderExcluir
  7. Vencedor da segunda quinzena de dezembro 2010
    Boas Novas: Porque não me envolvo em discussões teológicas.
    Do Pastor Ladislau
    pastorladislau.blogspot.com

    --------- já estou no terceiro copo de Coca-Cola: comemorando !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Paz Pr.
    Parabéns pela postagem. Com essas discussões sem fim o diabo aproveita para tirar as pessoas do foco principal, ANUNCIAR JESUS CRISTO.
    João 16:7-14 diz: "Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
    E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
    Do pecado, porque não crêem em mim;
    Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
    E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
    Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
    Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
    Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar".

    Grande abraço.
    Pra. Nana Van Vessen
    http://palavradevida.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Meu amado e querido irmão e amigo Valdecir, obrigado pelo trabalho de comentar o meu humilde texto, é com muito amor e respeito que vejo sua posição, e sei que cada um tem que ter suas proprias experiências, sou bacharel em teologia o que eu digo, digo com muita convicção por experiência propria, ainda oriento pessoas em teologia quando necessario, mas não é mais o meu projeto principal, respeito a teologia como instrumento de ensino mas não mais como instrumento descobridor de Deus, pois a igreja ficou decadas sem a biblia escrita e mesmo assim não cairam da fé antes se fortaleceram no Espirito, a letra se não unida ao Espirito da graça, mata mais que revolver, me deixa arrogante, jactando do saber, e com aspecto de superior, hoje aprendi a ler e interpretar a biblia através de Jesus, meu ponto de partida pra entender a biblia é Jesus, não mais outras chaves hermeneuticas, mas Jesus é a chave hermeneutica pra entender a Biblia. A biblia sem Jesus é somente um livro de informação que tiramos tudo dela até ensinos contra a propria Palavra-Jesus, temos igrejas pra todos os gostos, de onde saiu tanta doutrina, pra tanta igreja com nomes tão diferentes. Jesus prega que o dinheiro é a raiz de todos os males, a igreja moderna prega que se sua vida financeira não vai bem e porque Deus não esta com voce. De onde saiu Tanta heresia meu irmão? De interpretações fraudulentas das escrituras, por isso prego a mensagem do evangélho que me foi confiada, sem muita palavra de sabedoria humana como diz Paulo, isso tudo pra mim se tornou lixo frente a Jesus, com muito cuidado estude a Palavra-Jesus, para que com sua propria espada não venha se cortar, te amo em Cristo, e se precisar de mim estou pronto pra o que der e vier, pequena discordancia não nos separa, porque Aquele que nos uni e maior que aquilo que nos separa. abrs fraterno e continue a ler meu blog por que sei que é um homem que gosta de desafio.
    cordialmente.
    Pr Ladislau Rodrigues de Jesus

    ResponderExcluir
  10. O verdadeiro conhecimento de Deus se dá na alma e experiência com Ele, Abraão não tinha Biblia e teve um encontro tão grande com Deus que o tornou pai da fé o dia que entendermos isso teremos mais confiança e mais amor, e filhos de Abraão pela fé em Jesus seu descendente, volto a ser redundante aqui não estou descartando o estudo serio das escrituras

    ResponderExcluir
  11. O Achismo...é coisa ou algo, de pessoas que não tem compromisso com Deus ou c/ a obra dele. Pois, para se entrar em um debate...à q se conhecer o assunto abordado. Deus nos fala que: Se conheceremos a verdade, ela nos libertará. E digo mais, Quem não conhece a palavra de Deus, não conhece à Deus! Obrigada! Por, na sua simplicidade, dedicar seu tempo...à pregar a palavra para pessoas como eu. Que precisa de Deus e quer Deus e Tem sede de Deus. Sei que suas palavras não são escritas apenas para preencher espaço nas folhas em branco...mas, para prencher corações vazios da palavra de Deus. Mesmo que as vezes lhe pareça...que ninguém vai ler os seus escritos, lembre-se Deus está sempre no comando. Iza c/ o carinho de sempre

    ResponderExcluir
  12. Iza muito obrigado por sua força minha amiga, é sempre bom poder contar com pessoas como você abrs e boas festas

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelas colocações edificantes e bastante salutar. Isso agrega valores e faz com que o ser humano possa se encontrar com sua consciência e ter uma perfeita sintonia com Deus.

    ResponderExcluir
  14. Pr. Ladislau,Parabens por este texto tão esclarecedor, e também imbuido de uma sabedoria divinal.
    Creio que a mensagem "nós é que somos os objetos de estudo e que Deus não se submeterá ao bisturi de ninguém", resume tudo!!!
    Foi mesmo bem merecido o prêmio da Editora Naós!!!
    Abraços fraternais em Cristo1
    Sonia Costa

    ResponderExcluir
  15. Me permita por favor, que eu, nessa oportunidade que surgi, possa lhe desejar, com todo sentimento de verdade no coração, um feliz 2011. Com muita paz e muita luz. Tudo de bom pra você, sempre!

    ResponderExcluir
  16. Concordo plenamente com Valdeci, não é porque fazemos Teologia que isso vai nos levar a não ter mais comunhão com Ele, pelo contrário a Teologia só me leva a conhecer mais de Deus e assim sou menos enganada, quem não conhece a palavra e presa fácil e vive no engano para o resto da vida, conheci uma irmã que nasceu no Evangelho mais nunca estudou ela ensinava o que os antigo passaram a ela, e em um debate vi que ela ensinava errado pois nunca havia aprendido, ela ensinava errado porque aprendeu errado dos antigos que nunca estudaram também, agora você imagina, os que aprenderam dela devem estar até hoje ensinando errado também rsss. Eu amo Teologia. E estou sempre querendo aprender e adoro debates Teológicos também, porque nos faz pensar e pesquisar é muito bom aprender , sei que sabedoria não se aprende em um banquinho da Faculdade ou do seminário, mas ajuda muito. Prossigamos em conhecer mais de Deus, e isso não só acontece com vida com Ele nas experiências mas conhecendo sua palavra, até porque nossas experiência não pode estar acima da Bíblia. Pois Ela é nossa maior revelação. Paz Pr. Ladislau.

    ResponderExcluir
  17. Até porque Paulo disse: o culto agradável a Deus é o culto racional.
    Jesus Disse: errais em não conhecer as escrituras e o poder de Deus.
    Oseias disse: o meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento.
    O poder do Espírito Santo não é e nunca será um escudo contra a Teologia e nem esta culpada pelo esfriamento espiritual. Quanto mais conheço a Palavra e de Deus, mais cheia fico do Espírito Santo
    A Palavra afirma que Deus me lembrará de todas as coisas;... lembrar o que estudei, porque o Espírito Santo não saberá me usar se eu não tiver canais, por isso tem muita gente se deixando levar por revelações por aí, pegam um versículo bíblico e pronto, criam heresias , criam ministérios encima de um versículo dizendo que foi Deus quem falou com Ele, por isso dizem que a Bíblia é mãe de toda heresia, por causa destes que não a estudam. Paz!.

    ResponderExcluir
  18. Querida Rô vc dise uma coisa muito legal no seu ultimo comentario, conhecer a palavra de Deus isso é tudo a Palavra de Deus é viva e eficaz mais cortante do que espada de dois gumes, ela é uma pessoa (Jesus Cristo) e não somente letras, poeque se letra salvasse os fariseus teria reconhecido a essencia da letra que é Jesus só que como vc sabe não foi isso que aconteceu, se auxiliado pelo Espirito santo o estudo será muito edificante mas só a letra ela mata, e mata mesmo pois até Jesus foi morto, veja os homens bomba seguem a letra, veja as cruzadas seguiram a letra, fundamentalismo, radicalismo tudo fundado sobre a letra, acho que vcs não entenderam minha posição, não podemos conhecer a Deus só pela letra amiga e nem pela natureza, só por uma revelação do Espirito ao meu coração, quem estuda a biblia no Espirito não se encaixa naquilo que falei, se a salvação e o conhecimento de Deus viessem só pela letra a ato de Cristo seria em vão a letra é simbolo o ato de Cristo a essencia, Raul seixas era teologo, Elvis presley conhecinha a Biblia isso nãos levou a ter uma inside de Deus, eu leio a biblia todo dia oro todo dia nem por isso sou conhecedor profundo de Deus, Ele se revelou a mim sem o conhecimento da Palavra, theos= Deus, Logica= estudo; não se estuda Deus minha amiga só o que Jesus nos revelou Dele, as maiores heresia vem daqueles que estuda a biblia sem o devido temor, pois quem cria ensinos errados sem estudar a biblia são ignorantes, por isso no banco de teologia forma-se teologos frios e pastores arrogantes, como já disse não sou contar o estudo da palavra, uam coisa é detectar um problema outro e dizer que esse problema estraga tudo estarei a disposição se precisar de mais, vejo em vc uma mulher inteligente e logo saberá o que estou dizendo abrs fraternos de seu servo

    ResponderExcluir
  19. O senhor disse: uma coisa é detectar um problema outro e dizer que esse problema estraga tudo.
    Concordo, não podemos por causa de uns que já são soberbos achar que todos que fazem teologia são assim. Eu entendi Pr. Ladislau o que o senhor quis dizer. Só sei que a palavra, é de Deus, e que devemos conhece-la, prosseguir em conhece-la para que não sejamos enganados. E depois, esta letra que mata é a letra da lei, Paulo se referia a letra da lei e não a estudar a palavra. Ser fundamentalista não é matar os outros com a palvra, mas é zelar por ela. Pr. Ladislau amei seu texto, da um debate muito bom. Paz querido!

    ResponderExcluir
  20. Rô amiga vc é muito inteligente pra acreditar que o que mata é só a letra da lei, todo tipo de letra mata querida veja a arrogancia da ciência de todo tipo de sapiência, conheço muitos que era humilde quando encontrou com Jesus depois de estudos sem temor achou que encontrou aquilo que os outros não podem encontrar, e nem conhecer, amiga alguns acham que acharam o paraiso e pode ser porteiro dele não entram e nem deixam os outros entrar querida sempre foi assim e sempre será, desde o primeiro seculo da igreja e até o ultimo será.; Is 40:28; Jó 5:9 Jó 11:7; ecl 2:11; Rm 11:34; lCo 2:16 lCo 13:12; lJo 3:2 a biblia nos permite conhecer o que podemos conhecer, por isso ir alem disso é loucura nosso entendimento não permite, nosso disco rigido não suportaria hahah, continue estudando com humildade e temor pois precisamos de gente nesse mundo que discirna o seu tempo que tenha intimidade com o eterno mais do que com sua escritura, por que a escritura e só o começo do conhecer, prosseguir em conhecer vai além de letras é um encontro de espiritos o meu e o de Deus abrs amiga do coração

    ResponderExcluir